Bom... você começou agora a trabalhar, pegou aulas de Ensino Religioso e nem sabe por onde começar? Aí vai uma sugestão para iniciar o ano letivo.😉
Plano de aula: Refletir sobre a importância das religiosidades no cotidiano e boas vindas
Passo 1:💜
Se apresentar para a turma e apresentar o conteúdo/ o que será estudado na disciplina.
Passo 2: 💛
Fazer a chamada ou deixar que os próprios alunos se apresentem.
Passo 3:💙
Entregar o texto: "Religião"
Este aqui logo abaixo
👇👇👇👇👇👇👇👇👇
Religião
Como
a religião foi muito impropriamente transformada em máquina de guerra, sendo
assim destruída sua realidade, exporei minha opinião sobre a religião.
Se
imaginarmos uma grande família cujos filhos, em algum dia particular ou numa
circunstância especial, têm o costume de dar aos pais uma prova de sua afeição
e gratidão, cada um dará um presente diferente e provavelmente da maneira mais
diversa. Alguns darão os parabéns em verso e prosa; alguns, com pequenos
expedientes, ditados pelo temperamento ou segundo o que sabem que agradaria; e,
talvez o último de todos, não sendo capaz de nada disso, caminhará até o
jardim, ou o campo, e colherá a flor que ele achar mais bonita, embora possa
não passar de uma simples erva daninha. Os pais ficariam mais gratificados com
esta variedade do que se todos tivessem elaborado um plano e cada um feito a
mesma oferenda. Isto teria a aparência de um artifício ou a aparência áspera de
controle. Mas de todas as coisas indesejáveis, nenhuma entristeceria mais os
pais do que saber que todos eles depois se puxaram as orelhas, meninos e
meninas brigando, se arranhando, xingando e se insultando uns aos outros a
respeito de qual era o melhor ou o pior presente.
Por
que não supor que o grande Pai de todos se compraz com devoção variada? E que a
maior ofensa que podemos praticar é que através disso procuremos mutuamente nos
acabar e tornar miseráveis?
De
minha parte estou plenamente satisfeito pelo que estou fazendo agora,
empenhando-me em conciliar a humanidade, tornar sua condição feliz, unir as
nações que até agora eram inimigas, extirpar a horrível prática da guerra e
quebrar a cadeia da escravidão e da opressão, é aceitável aos olhos Dele. Sendo
o melhor serviço que eu posso prestar, faço-o alegremente.
[Thomas Paine (1737-1809)
In “Os Direitos do Homem”]Passo 4:💗
Ler o texto com os alunos e ajudá-los a interpretá-lo.
Pode-se usar estas questões para debate:
1) Qual o sentido da religião para este autor?
2) Quando a religião é só aparente e quando é verdadeira?
Passo 5:💚
Dinâmica
A palavra-ímã
Objetivos:
- Incentivar a participação de todos os componentes do grupo.
- Provocar a exposição de ideias e conceitos que temos em nossa mente.
Materiais:
- Folha A4 branca, caneta, lápis de cor...
- Dispor os participantes (separar em grupos)
- Cada líder do grupo deverá escrever no centro da folha a palavra-chave do encontro. Neste caso, a palavra "Religião".
- Pedir para cada participante escrever em torno da palavra-chave aquilo que lhe vier à cabeça sobre ela.
- No final da dinâmica, todos conversarão sobre o que escreveram e o que sentiram.
Algumas perguntas podem ajudar:
- O que é religião?
- Existem pessoas que não têm religião?
- Para que serve a religião?
🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺
Fim da postagem.
Espero que ajude! 😎
Ajudou muito e é uma forma de abrir horizontes no modo de trabalhar. A dinâmica favorecerá relação com os alunos.
ResponderExcluir