ESCOLA ESTADUAL “ROTARY” - R. 0. 4. 0. C.
Instalação 30/03/67 Transf. Dec. 11.018 de 18/03/68 Denom. Dec. 11.324 12/09/68.
Rua: Rotary Club, 777. B.: Tibery; Uberlândia-MG.
ALUNO(A):___________________________________________________________________________________________Nº _______
TURMA: _______________________
|
NOTA:
|
RECLASSIFICAÇÃO POR FREQUÊNCIA DE
ENSINO RELIGIOSO
|
Professora:
Fernanda de Assis Ferreira
|
Data:
_____/_____/2016
|
1) Após a leitura da charge responda: como deve ser avaliada a atitude do aluno?
a) Uma atitude honrada e verdadeira.
b) Uma atitude incorreta, pois ele tenta explicar para a professora algo que ela não vai entender nada, já que esta não usa computador.
c) Uma atitude justa: pois o vírus presente no computador poderia contaminar a tarefa e, até mesmo, a professora.
d) Uma atitude imoral: pois ele mentiu.
|
2) Após a leitura da charge, indique como pode ser classificada a postura de Calvin:
a) Preconceituosa, já que ele nem sabia o que é tortellini.
b) Preconceituosa, já que ele não gosta de tortellini.
c) Digna, pois tortellini não é coisa que criança poderia gostar de comer no jantar.
d) Verdadeira, pois se ele sabe que não gosta, ele tem o direito de se expressar.
|
Após a leitura da charge, responda à questão 3:
|
3) Qual a crítica que Mafalda faz ao hábito de assistir televisão?
a) Pessoas que assistem à televisão são bem mais informadas sobre as atualidades.
b) Não é possível pensar sem ver televisão.
c) As pessoas que assistem à televisão acreditam em tudo que se passa nela e, frequentemente, esquecem-se de pensar e refletir sobre as informações que passam nela.
d) Assistir televisão deixa as pessoas mais inteligentes, porque ela faz essas pensarem sobre a realidade.
|
4) Leia a frase de Saint-Exupéry, imortalizada em seu livro “O pequeno Príncipe”:
“Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas.”
O Pequeno Príncipe
A frase significa que:
a) Se a pessoa fizer algo bom, ela receberá algo ruim em troca.
b) Se a pessoa se comporta bem, ela, com toda a certeza, receberá apenas coisas boas em troca de suas ações justas.
c) Se a pessoa trata alguém mal é porque ela não está bem.
d) Se fizermos o bem ou o mal, somos responsáveis por estas ações e também teremos que saber aceitar o resultado destas ações. Porque “tudo o que plantamos, colheremos”.
|
Após a leitura do texto, responda às questões 5,6,7 e 8.
O bom e o mau uso da liberdade
A liberdade, ao lado da inteligência, é uma característica que nos engrandece extraordinariamente. Ela nos permite traçar o nosso próprio caminho.
Mas o uso da liberdade implica riscos: tanto podemos escolher o caminho da felicidade como o da infelicidade.
É preciso saber usar a liberdade para não prejudicarmos a nós nem ao próximo. Quem usa mal a liberdade pode até perdê-la, tornando-se escravo dos seus instintos, dos vícios, das coisas e dos outros.
Portanto, podemos praticar o mal porque somos livres. Mas não devemos fazê-lo porque ele nos prejudica, além de, em geral, prejudicar os outros.
|
5) Conforme o texto “O bom e o mau uso da liberdade”, está correta a afirmação:
a) Como sou livre, posso fazer o que quiser.
b) Usando minha liberdade, sempre estarei seguro em minhas escolhas.
c) As vezes, posso fazer uma má escolha, o que me fará mais feliz.
d) Posso usar minha liberdade tanto para boas escolhas quanto para más escolhas.
|
6) Conforme o texto “O bom e o mau uso da liberdade”, estão corretas as seguintes afirmações, exceto:
a) A liberdade bem utilizada pode nos valorizar cada vez mais.
b) A liberdade e o mau caráter pode nos tornar melhores.
c) A liberdade e a inteligência pode nos fazer agir bem.
d) A liberdade pode oferecer riscos: pois podemos agir bem ou mal.
|
7) Conforme o texto “O bom e o mau uso da liberdade”, ao fazer mau uso da liberdade, podemos:
a) Ganhar mais liberdade.
b) Nos “dar bem”, porque a liberdade é para ser usada sempre em benefício próprio.
c) Ser mais valorizados, porque quem é honesto não chega a lugar algum nesta vida.
d) Até perdê-la, virando escravos dos instintos, dos vícios, entre outros.
|
8) Conforme o texto “O bom e o mau uso da liberdade”, julgue as afirmativas abaixo. Utilizando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.
a)( ) A liberdade e a inteligência não podem ser combinadas, porque uma é prejudicial e a outra é positiva.
b)( ) A liberdade permite que a pessoa possa, ao escolher as suas próprias ações, traçar o próprio caminho.
c)( ) Devemos utilizar a liberdade para fazer coisas boas, porque quando utilizamos mal a liberdade, podemos sofrer as consequências disto. Geralmente, podemos nos prejudicar e, até mesmo, prejudicar os outros.
d)( ) A liberdade não permite que possamos praticar o mal, pois somos inteligentes, e nunca iremos escolher fazer o mal.
|
9) “Ser livre é...”. Encontre as seguintes palavras no caça-palavras:
♠ ARRISCAR ♠ ASSUMIR ♠ CRESCER
♠ DECIDIR ♠ REFLETIR
R O Q V C D F M I J H G H X L
I A S I T G N M N J W L Z G X
D Q C S N X L R G F D Y H V N
I P F S S B I K V B V E L L C
C G B L I M S E B A T S M N B
E I A Y U R S B A K V K V K R
D N D S A C R K W N Q Q J V R
U F S Q O N R A N X K H A S Z
R A A L R I T E L F E R S P J
L D H L V N T I F I O H K W B
Y E F B N M B M S Q N V V A L
R A N T I G G H C R E S C E R
R R D M T V S V T W Z G X L B
Q D O N G T X M T J Z R Y I I
Y Q G X Q P O U T Y R G Z R J
|
10) Interprete a charge abaixo e responda:
Qual é a crítica presente na charge?
a) O pai da família não gosta de dormir na rede.
b) Sua esposa não pode ter Facebook, porque deve zelar pela grande família.
c) A rede social, elemento moderno de comunicação via aparelhos eletrônicos ainda não é o meio de comunicação utilizado por esta família, pois eles preferem o contato real ao invés do virtual.
d) A rede social, elemento moderno de comunicação via aparelhos eletrônicos é algo que a família ainda não pode ter acesso, devido às suas condições material e econômica.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário